O prato em questão, é um franguinho fácil fácil de fazer, e pela quantidade de ingredientes, você até fica em dúvida se realmente vai ficar gostoso. Mas o fato, é que não fica apenas gostoso. Fica, como diria meu filho, "muito muito bom, até o infinito".
Sirva com polenta molinha como acompanhamento, e ficará perfeito. Eu gosto de fazer polenta com fubá italiano, aquele mais grossinho, e não me importo em ficar 45 minutos esquentando a barriga no fogão mexendo-a sem parar. Mas como é férias, a polenta instantânea não faz feio e o almoço ficará pronto muito mais rápido.
Sobrecoxas com vinagre e alecrim
adaptado daqui
INGREDIENTES:
250ml de vinagre de vinho tinto, o melhor que você encontrar (já fiz com vinagre de laranja, vinagre de arroz e vinagre de caqui também, e todos ficaram excelentes)
2 ou 3 dentes de alho, bem picadinhos
2 ou 3 raminhos de alecrim, bem picadinhos
8 sobrecoxas de frango, com pele e não muito grandes
180ml de caldo de frango (de preferência caseiro)
azeite de oliva ou óleo de milho
sal e pimenta-do-reino à gosto
Polenta mole
5 xícaras de água*
1 xícara de polenta bramata (em alguns lugares, encontra-se com o nome de fubá italiano)
sal e pimenta-do-reino à gosto
1 colher de sopa de manteiga
ou faça a polenta instantânea, seguindo as instruções da embalagem
ou faça a polenta instantânea, seguindo as instruções da embalagem
PREPARO:
Coloque o alecrim e o alho junto com o vinagre e reserve por 15 minutos ou até 2hs antes de começar o preparo.
Numa panela grande, coloque 3 xícaras de água e leve ao foto alto, até ferver. Numa panela menor, coloque as duas xícaras restantes de água e leve também ao fogo para aquecer.
Aqueça uma frigideira grande de fundo grosso, no fogo alto e enquanto isso, tempere as sobrecoxas com sal, pimenta-do-reino e azeite. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque as sobrecoxas com a pele virada para baixo, e deixe grelhando, sem mexer, até ficarem bem douradas. Vire-as e deixe dourar do outro lado também. Se a sua frigideira for pequena, faça por etapas.
Enquanto isso, coloque a polenta aos poucos, na panela com as 3 xícaras de água. Mexa constantemente, até ter colocado toda a polenta. Cozinhe por uns 3 minutos, mexendo sem parar, até engrossar. Baixe o fogo, para o mínimo possível e deixe cozinhando. A cada 5 minutos, coloque duas conchas de água e vá mexendo, esperando toda água ser absorvida, antes de colocar mais. Mexa de tempos em tempos, por 45 minutos (haja braço!), até a polenta ficar cremosa. Coloque a manteiga assim que desligar o fogo, mexa e tempere com o sal e a pimenta.
Assim que as sobrecoxas estiverem douradas, coloque o caldo de frango e raspe com uma colher os resíduos que estiverem grudados na frigideira. Diminua o fogo, e deixe o frango cozinhar, por mais ou menos 15-20 minutos.
Aumente novamente para o fogo alto, e coloque a mistura de vinagre. Deixe por mais ou menos 8-10 minutos, enquanto o vinagre evapora, tornando um molho mais grosso e lustroso.
Coloque a polenta mole no centro do um prato, e coloque a sobrecoxa com um pouco do molho por cima.
*para uma polenta veneziana, minha preferida, use 2.5 xícaras de água e 2.5 xícaras de leite integral e proceda como descrito acima.
--
Este post é dedicado ao meu filho Arnaldo, que ontem fez 7 anos. Foi por ele que eu entrei na cozinha. E graças àquele bebe risonho e gordinho, que sempre devorava minhas comidinhas, eu descobri meu caminho. E não por acaso, esse frango é o prato preferido dele.
4 comentários:
Nossa, primaa!!! Uma das coisas que mais gostooo é frango com polenta!!! Acho que vou compartilhar com o Naldinho essa preferência viu... só falta experimentar realmente! hahaha... vou mostrar pra mamaaa...bjinhus Re!!! pra vc e pro aniversariante lindooo!!
Oi Renata, o texto ficou ótimo. Muito bom mesmo. Só um pequeno typo no "excelente" sobre outros tipos de vinagre ;)...
Parabéns Naldinho!!!
nossa naldinho ja esta com 7 anos!! lembro dele assim q nasceu!!
eu n sou mt de frango mas sera q com esse alecrim q eu amo, eu consigi comer!!!
:)
valeu, marcel! ;)
Postar um comentário