sábado, 8 de janeiro de 2011

sobrecoxas com vinagre e alecrim e um agradecimento.


E o ano começou, o clima ainda é de preguiça, as crianças estão de férias e sempre preciso fazer algo para entretê-las. Com isso, falta um pouco de tempo pra ficar na cozinha. E nessas ocasiões, ter uma receita fácil e saborosíssima, sem precisar correr até o supermercado pra comprar um ou outro ingrediente, com duas crianças debaixo do braço, ajuda muito.

O prato em questão, é um franguinho fácil fácil de fazer, e pela quantidade de ingredientes, você até fica em dúvida se realmente vai ficar gostoso. Mas o fato, é que não fica apenas gostoso. Fica, como diria meu filho, "muito muito bom, até o infinito". 

Sirva com polenta molinha como acompanhamento, e ficará perfeito. Eu gosto de fazer polenta com fubá italiano, aquele mais grossinho, e não me importo em ficar 45 minutos esquentando a barriga no fogão mexendo-a sem parar. Mas como é férias, a polenta instantânea não faz feio e o almoço ficará pronto muito mais rápido.

Sobrecoxas com vinagre e alecrim
adaptado daqui

INGREDIENTES:
250ml de vinagre de vinho tinto, o melhor que você encontrar (já fiz com vinagre de laranja, vinagre de arroz e vinagre de caqui também, e todos ficaram excelentes)
2 ou 3 dentes de alho, bem picadinhos
2 ou 3 raminhos de alecrim, bem picadinhos
8 sobrecoxas de frango, com pele e não muito grandes
180ml de caldo de frango (de preferência caseiro)
azeite de oliva ou óleo de milho
sal e pimenta-do-reino à gosto

Polenta mole
5 xícaras de água*
1 xícara de polenta bramata (em alguns lugares, encontra-se com o nome de fubá italiano)
sal e pimenta-do-reino à gosto
1 colher de sopa de manteiga

ou faça a polenta instantânea, seguindo as instruções da embalagem

PREPARO:
Coloque o alecrim e o alho junto com o vinagre e reserve por 15 minutos ou até 2hs antes de começar o preparo. 

Numa panela grande, coloque 3 xícaras de água e leve ao foto alto, até ferver. Numa panela menor, coloque as duas xícaras restantes de água e leve também ao fogo para aquecer.

Aqueça uma frigideira grande de fundo grosso, no fogo alto e enquanto isso, tempere as sobrecoxas com sal, pimenta-do-reino e azeite. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque as sobrecoxas com a pele virada para baixo, e deixe grelhando, sem mexer, até ficarem bem douradas. Vire-as e deixe dourar do outro lado também. Se a sua frigideira for pequena, faça por etapas.

Enquanto isso, coloque a polenta aos poucos, na panela com as 3 xícaras de água. Mexa constantemente, até ter colocado toda a polenta. Cozinhe por uns 3 minutos, mexendo sem parar, até engrossar. Baixe o fogo, para o mínimo possível e deixe cozinhando. A cada 5 minutos, coloque duas conchas de água e vá mexendo, esperando toda água ser absorvida, antes de colocar mais. Mexa de tempos em tempos, por 45 minutos (haja braço!), até a polenta ficar cremosa. Coloque a manteiga assim que desligar o fogo, mexa e tempere com o sal e a pimenta.

Assim que as sobrecoxas estiverem douradas, coloque o caldo de frango e raspe com uma colher os resíduos que estiverem grudados na frigideira. Diminua o fogo, e deixe o frango cozinhar, por mais ou menos 15-20 minutos.

Aumente novamente para o fogo alto, e coloque a mistura de vinagre. Deixe por mais ou menos 8-10 minutos, enquanto o vinagre evapora, tornando um molho mais grosso e lustroso. 

Coloque a polenta mole no centro do um prato, e coloque a sobrecoxa com um pouco do molho por cima.

*para uma polenta veneziana, minha preferida, use 2.5 xícaras de água e 2.5 xícaras de leite integral e proceda como descrito acima.

--

Este post é dedicado ao meu filho Arnaldo, que ontem fez 7 anos. Foi por ele que eu entrei na cozinha. E graças àquele bebe risonho e gordinho, que sempre devorava minhas comidinhas, eu descobri meu caminho. E não por acaso, esse frango é o prato preferido dele.

4 comentários:

Ju disse...

Nossa, primaa!!! Uma das coisas que mais gostooo é frango com polenta!!! Acho que vou compartilhar com o Naldinho essa preferência viu... só falta experimentar realmente! hahaha... vou mostrar pra mamaaa...bjinhus Re!!! pra vc e pro aniversariante lindooo!!

Marcel disse...

Oi Renata, o texto ficou ótimo. Muito bom mesmo. Só um pequeno typo no "excelente" sobre outros tipos de vinagre ;)...

Parabéns Naldinho!!!

comida diversão e arte disse...

nossa naldinho ja esta com 7 anos!! lembro dele assim q nasceu!!
eu n sou mt de frango mas sera q com esse alecrim q eu amo, eu consigi comer!!!
:)

Renata disse...

valeu, marcel! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...