quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

bolo integral fofo de cítricos com cobertura de cream cheese


Comida com textura de de esponjinha é algo que me agrada muito. Marshmallow, doces bem aerados, bolos mega fofinhos. Sabe quando a gente morde e parece que até pra ouvir o barulho das bolhas de ar estourando? Então, esse bolo é assim. E além de mega fofo, ele ainda é integral. Tá, não é 100% integral, mas tem uma farinha integral lá no meio. 

Dá primeira vez que eu fiz esse bolo, eu não aguentei e peguei um teco antes mesmo de colocar cobertura. Delicioso. Mas depois, fiz o bolo novamente, tendo a paciência de esperá-lo esfriar pra cobrir. Depois disso, entrou pra minha lista plastificada do Ross, dos meus cinco bolos preferidos.

Para fazer esse bolo, você precisa de uma forma de angel food cake, mas como ela é muito carinha pra comprar por aqui, você pode fazer como eu, usando uma forma grande de buraco no meio (a minha tem 26x11) e cobrindo o fundo com papel manteiga, recortando o papel em formato de rosquinha, de modo que cubra somente o fundo da forma. E importante, não unte a forma. 


Bolo integral fofo de cítricos com cobertura de cream cheese

INGREDIENTES:
250ml de suco natural, do sabor que quiser. (eu uso esse aqui de maçã, sem açúcar)
6 ovos grandes, separados
3/4 de colher de chá, de cremor de tártaro
300g de açúcar
120g de farinha de trigo
20g de amido de milho
70g de farinha de trigo integral
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de raspas finas de cítricos, como laranja, limão e/ou limão siciliano

cobertura de cream cheese
100g de açúcar
45ml de água fervente
240g de cream cheese
1 fava de baunilha, aberta no sentido do comprimento com as sementes raspadas com as costas da faca, ou uma 1 colher de chá de extrato de baunilha
50g de nozes, tostadas no forno 180°C por mais ou menos 8 minutos
1 colher de sopa de raspas finas de cítricos, como laranja, limão e/ou limão siciliano

PREPARO:
Pré-aqueça o forno a 180°C
Coloque o suco de fruta numa panela pequena, e leve ao fogo médio-alto, por mais ou menos 10 minutos, ou até a quantidade do suco se reduzir até a metade, 125ml. Desligue o fogo e reserve até esfriar.

Enquanto isso, peneire as farinhas e o amido de milho juntos. Reserve.

Na batedeira, bata as claras em neve, junto com o cremor de tártaro, até formar picos leves. Adicione 100g açúcar aos poucos e continue batendo até formar picos mais firmes e as claras ficarem brilhantes. Passa as claras outra tigela, e reserve.

Bata as gemas em velocidade baixa, usando o mesmo batedor (não precisa lavá-lo antes) até ficarem esbranquinçadas e fofas. Aos poucos, vá acrescentando os 200g de açúcar restantes e bata até ficar cremoso. 

Junte às gemas a mistura de farinha, o fermento em pó, o suco reservado, a canela, o sal e as raspas dos cítricos. Misture em velocidade baixa, somente até ficar tudo misturado. Não bata demais.

Coloque mais ou menos 1/4 das claras  na mistura massa e misture. Em seguida, coloque o restante das claras, e mexa delicadamente, de baixo para cima, com movimentos suaves.

Coloque a forma na assadeira já preparada e SEM untar e leve ao forno pré-aquecido, até que um palito inserido no centro, saia seco. 

Retire do forno e coloque o bolo de cabeça para baixo pra que esfrie. Use três latas ou copos do mesmo tamanho como como apoio e espere até esfriar completamente.

Para a cobertura: coloque o açúcar numa tigela grande. Coloque a água fervente e misture por uns 2 minutos, até o açúcar derreter. Espere esfriar um pouco, e em seguida coloque o cream cheese e as sementinhas de baunilha (ou o extrato) e bata na batedeira, usando a pá, até ficar cremoso.

Com a ajuda de uma faquinha ou de uma espátula, desgrude o bolo com cuidado da forma e coloque-o num prato. Cubra o bolo com o cream cheese e espalhe as nozes e as raspas de cítricos por cima.

Um comentário:

Pérola disse...

Que boniteza! Adorei!!! Senti o cheirinho daqui!
;)
Beijoca!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...