sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

biscoito integral com pimenta-do-reino


Começo esse post dizendo que eu não gosto daquele biscoito club social. Muita gente gosta, e eu até meio que não achava tão ruim, num passado distante. Bem distante. Eu não sei bem porque eu não gosto, mas a verdade é que não sou muito adepta à biscoitos salgados, prefiro muito mais uma torrada, por exemplo.

Mas meus filhos gostam de club social, comem na casa da avó ou comem na escola, pegando uma biscoito do amigo, em troca de um pedaço do próprio lanche ou às vezes me pedem para comprar, mas raramente compro.

Por isso, resolvi ir atrás de alguma receita que lembrasse club social, pelo menos no formato, assim quando meus filhos pedissem, eu poderia oferecer a versão caseira, mais gostosa e mais saudável. E quem sabe, eu ainda poderia ter a sorte de gostar dos biscoitos.

Achei uma receita que me pareceu legal, fiz a massa, pedi emprestado a carretilha do kit de massinha dos meu filhos para cortá-los de um jeito bonitinho e depois assei-os. O cheiro estava muito bom, e para minha alegria, adorei o sabor. Mas meus filhos, para minha tristeza, não foram além da primeira mordida.

Depois do lanche da tarde fracassado, me dei conta de que eu teria que acabar com os biscoitos sozinha, e nem achei ruim, porque eles ficaram realmente gostosos. E no dia seguinte, coloquei alguns biscoitos no prato, pra mim, e dei outra coisa para eles comerem. E quase que por um milagre, cada um pediu uma mordida do biscoito, mas dessa vez eles simplesmente amaram. Dei um pote de cream cheese na mão deles para que lambuzassem os biscoitos sozinhos, e eles acabaram com todos, de uma vez. Nem teve papo na mesa enquanto comiam, apenas crocs, crocs, crocs.

E eu, que achava que teria biscoitinhos gostosos pra comer por algumas tardes seguidas, fiquei só com os quatro que já estavam no meu prato, e com mais outro pedaço de biscoito babado que o Joaquim deixou cair no chão e gentilmente me ofereceu, mas que eu gentilmente recusei.

Biscoito integral com pimenta-do-reino
adaptado daqui

INGREDIENTES:
20g de flocos de aveia grossos
16g de farelo de trigo
140g de farinha de trigo
1 e 1/4 de colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de açúcar
1/2 colher de chá de flor de sal (se não tiver, substitua por 1/4 de colher de chá de sal comum)
1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
50g de manteiga gelada, cortada em cubinhos
85ml de buttermilk*
1 colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora
1 ovo, levemente batido

*substitua colocando 85ml de leite num copo,  e retire 1 e 1/2 colher de chá do leite substituindo por 1 e 1/2 colher de chá de vinagre branco ou suco de limão. Misture e reserve por 5 minutos antes de seguir com a receita

PREPARO:
Num processador ou liquidifcador, triture a aveia e o farelo de trigo, até obter uma textura não muito fina. Passe a mistura para um tigela grande,  acrescente a farinha, 1/4 de colher de chá de sal, o fermento, o bicarbonato e o açúcar, e misture.

Em seguida, junte a manteiga e misture com as pontas dos dedos, até obter uma farofa. Coloque o buttermilk e a pimenta-do-reino e misture somente até virar uma bola.

Se você tiver um processador, você pode usá-lo para preparar a massa.

Faça uma bola com a massa, achate-a, cubra com um plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Pré-aqueça o forno em 180°C. Cubra uma assadeira grande com papel manteiga ou um silpat e reserve.

Abra a massa numa superfície lisa, polvilhada levemente com farinha de trigo, numa espessura de mais ou menos 4mm. Usando uma faca ou uma carretilha de Super Massa (hehe), corte a massa no formato desejado.  

Coloque os biscoitos já cortados na assadeira preparada , pince-los com o ovo batido e salpique o 1/4 de colher de chá de flor de sal restante entre os biscoitos (omita essa parte, se não tiver flor de sal). Asse-os no forno pré-aquecido até que fiquem dourados. 

Retire-os do forno e deixe-os esfriar sob uma grade, até que esfriem completamente.

6 comentários:

Fabiana disse...

Renata,
Encontrei o seu blog numa das minhas andanças pela blogosfera, e adorei todas as receitinhas.
Claro que tive que ver todas..kkkkk
Vou voltar mais vezes.
beijos

Beta Tiossi disse...

Adorei esses biscoitos, pois adoro pimenta do reino! bjs

Lorena Bezerra disse...

Renata, quanta delícia tem o teu blog!!!!
Me perdi nos teus arquivos, copiei muitas receitas, hehehe!!
Acabo de me juntar a trupe de seguidores do teu blog ok!?!
Tenham uma ótima semana!!

Anônimo disse...

Adoro pimenta do reino, mesmo com tudo de ruim que dizem sobre ela. Mas, o que eu mais gostei mesmo da receita foi a sua ideia pro cortador. hehehe

Dani disse...

Gosto da industrializadas, mas acho q tentarei essa versão.

Anônimo disse...

Bem legal essa receita, vou marcar e fazer pra menininha aqui de casa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...