quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

hambúrguer de frango com maçã verde (e de brinde, um pão de hambúrguer lindo)


Já falei que troco qualquer prato de comida, por um lanchinho delícia, né? Mas meu tipo de lanche preferido, é sempre com baguete, pão francês, ou algum outro pão com miolo macio e casca crocante. E por isso, eu não gosto tanto de hambúguer, justamente por causa do pão.

Mas tudo isso muda, quando eu encontro um pãozinho de hambúrguer bem feito. Algum que não deixe aquela bola de massa grudada no céu da boca e fazendo você fingir ter derrubado alguma coisa no chão, pra dar aquela abaixadinha pra debaixo da mesa, pra poder tirar com o dedão a bolota de massa grudada. E além de ser delicioso, esse pão ainda é muito, muito fácil de se fazer!


Hambúrguer de frango com maçã verde

INDREDIENTES:
350g de peito ou sobrecoxa de frango sem pele picado na ponta da faca (já testei com os dois cortes, e gosto mais com sobrecoxa)
1 cebola roxa, bem picadinha
50g de farelo de pão, ou um pouco mais (eu gosto de usar pão amanhecido, processado. use farelo de pão integral para aumentar o teor de fibras)
2 maçãs verdes, raladas grosseiramente (eu sempre ralo com casca e tudo, mas caso queira, descasque-a)
folhas de sálvia finamente picadas, à gosto
folhas de tomilho, à gosto
sal e pimenta-do-reino

molho:
2 colheres de sopa de mel claro
3 colheres de sopa de mostarda amarela (eu uso da amarela porque os meninos gostam mais, mas com mostarda dijon fica incrível)

2 colheres de sopa de azeite , para fritar os hambúrgueres
4 pães de hambúrguer

folhas de agrião

PREPARO:
Coloque todos os ingredientes numa tigela e misture muito bem com as mãos. Se necessário, coloque um pouco mais de farelo de pão. Modele 4 porções e leve à geladeira por mais ou menos 1h, pra que fiquem mais firmes.

Numa frigideira antiaderente, aqueça o azeite. Acrescente os hambúrgueres e frite-os em fogo médio alto, até ficarem dourados dos dois lados. Em seguida, abaixe o fogo para o mínimo, para que eles cozinhem, lembrando que se estiver usando sobrecoxa, eles necessitaram de um tiquinho à mais de tempo no fogo.

Enquanto isso, corte os pães ao meio e divida as folhas de agrião entre eles. Quando os hambúrgueres estiverem cozidos, coloque-os sobre os pães, por cima do agrião e espalhe o molho por cima.

Pão de hambúrguer lindo

Rendimento: 8 pães

INGREDIENTES:
180ml à 250ml de água morninha (em dias muito quentes, eu faço com água em temperatura ambiente mesmo)
30g de manteiga sem sal
1 ovo grande
490g de farinha de trigo
50g de açúcar
1 e 1/4 de colher de chá de sal
1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo

opcional: sementes de gergelim ou semolina

PREPARO:
Misture todos os ingredientes na mão ou na batedeira usando o gancho e sove até a massa ficar macia e lisa, e ainda um pouco úmida, mas sem grudar nas mãos.

Cubra a massa com um pano úmido e deixe até dobrar de volume.

Afunde o punho fechado na massa, e em seguida, divida a massa em 8 porções. Boleie cada porção, e em seguida achate-a. Se desejar, cubra com semolina toda a superfície do pãozinho (como eu fiz com o pão da foto) e coloque numa assadeira grande, untada com manteiga ou sob um silpat. Cubra, e deixe por mais menos 1h ou até ficar bem inflado.

Pincele o pão com manteiga derretida ou uma mistura de ovo batido com um uma pitada de sal e uma pitada de açúcar. Se não usar a semolina, você pode salpicar o pãozinho com sementes de gergelim.

Leve ao forno pré-aquecido em 190°C e asse até o pão ficar dourado. Retire do forno e espere esfriar antes de cortá-lo ao meio.

5 comentários:

Dani Valente disse...

Afff... agua na boca!
Eu, que tenho dispensado qualquer lanche por um bom prato de massa com legumes, confesso que agora to com a lombriga aos pulos com esse lanche!

Amei a receita... vou fazer qualquer dia desses =D

Beta disse...

Eu estou amando seu blog, cada dia que passo aqui minha lista de receitas por fazer cresce!
Esse hamburguer é novidade para mim e acho que vou amar!
Bom fim de semana, bjs

Ju disse...

Que diferente Reee!! adorei...a idéia e a imagem!! vc podia abrir um delivery!! ia ser bommmmmm

Sara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
yana Fontenele disse...

olá meu nome é Yana Fontenele e tenho um blog para avós e pessoas da terceira idade, como querendo ou não elas sempre estão conectadas com seus netinhos e receitas e coisas novas seria muito interessante, gostaria de saber se tem interesse em fazer parceria com outros blog .
se sim , entre em contato com avvoozs@outlook.com e convido a conhecer o nosso blog .
avvoozs.com
att
Yana Fontenele

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...