terça-feira, 26 de janeiro de 2010

sopa de abóbora assada e pera.




Aqui em casa todo mundo adora sopa. Muito. Mas com esse calor que tem feito, nem me passa pela cabeça a idéia de comer uma sopa quentinha.

Mas nos últimos dias, com essas chuvas que caem no final da tarde, o calor acaba dando uma amenizada, e às vezes tem até um ventinho mais frio. Aí dá até pra se animar com a idéia de comer sopinha, sabendo que não vou ficar derretendo de calor depois.


Sopa de abóbora assada e pera


Ingredientes:
1 grande ou 2 abóboras pequenas paulista (entre 1.3kg - 1.5kg)
1 colher de sopa de óleo de milho

2 cebolas médias picadas
1 colher de sopa de gengibre picado
1 pimenta jalapeño ou dedo de moça picada (como fiz pra os meninos comerem também, retirei as sementes pra não ficar muito picante)
2 peras bem maduras, cortadas em cubos (as minhas renderam mais ou menos 2 xícaras)
1.5l  de caldo de frango ou vegetal (caseiro, de preferência)
1 colher de sopa de mel 
algumas folhas de tomilho (reserve algumas para decoração)
1/4 de xícara de creme de leite fresco
sal e pimenta-do-reino a gosto


Preparo:
Comece pré-aquecendo o forno a 200°C. Corte a abóbora ao meio, no sentido do comprimento e coloque numa assadeira untada com um fio de azeite de oliva, com o lado do corte para baixo. Adicione 1/4 de xícara de água na assadeira, e leve para assar por aproximadamente 45 minutos, ou até que você sinta ela macia, depois de dar uma cutucada com o garfo. Retire do forno e espere esfriar. (Se quiser, faça isso no dia anterior.)


Remova as sementes da abóbora, e com uma colher, retire toda a polpa, descartando as cascas. Coloque a polpa da abóbora numa tigela e amasse com um garfo. Reserve.


Uma panela grande, aqueça o óleo em fogo médio e adicione as cebolas picadas, o gengibre picado e a pimenta picada, e refogue até a cebola ficar macia e começar a dourar, aproximadamente uns 10 minutos. Enquanto isso, descasque e corte as peras em cubos. Acrescente as peras e cozinhe pro mais uns 5 minutos. Adicione a abóbora reservada, o caldo, o mel e algumas folhas de tomilho. Abaixe o fogo, e deixe cozinhar por uns 15 minutos com a panela tampada.  


Retire do fogo e bata a sopa com um mixer manual, diretamente na panela ou use um liquidificador. Bata até ficar homogêneo, tomando cuidado pra não espirrar. 


Retorne a sopa a panela, acrescente o creme de leite fresco, o sal e a pimenta-do-reino a gosto, e aqueça por mais alguns minutinhos, sem ferver. Decore com creme de leite fresco e folhas de tomilho, se desejar. 


Rendimento: 6 porções

Um comentário:

Fernando Ferrari disse...

Caramba !

Apetitosa ...
Saudável ...
E melhor .... parece fácil !

Resultado : isso tá me encorajando a colocar a mão na massa ... e na sopa.

Parabéns pelo blog e, principalmente, pelo cuidado e preocupação em tentar com que as coisas aqui pareçam simples e descomplicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...