quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

meu primeiro bolo de fubá.




Tenho certeza que muitos que lerem esse post aqui, podem ouvir o barulho da chuva que está caindo agora, fechar os olhos e sentir o cheiro de bolo de fubá saindo do forno, feito pela mãe ou avó. Eu não sou uma dessas pessoas, já que minha mãe e minha avó não eram de fazer bolo de fubá, então era raro eu comer. Comia mais quando ia brincar na casa das minhas amigas.

Há alguns anos atrás, o marido pediu um bolo de fubá. Nessa época, eu já era mais habilidosa na cozinha e já tinha feito mil tipos de bolo diferentes, tendendo sempre a fazer os mais "difíceis" ou daqueles que levam mais ingredientes e tem várias etapas de preparo, pra eu poder me divertir.

Mas eu nunca tinha feito um bolo de fubá. E como eu não tinha muitas lembranças em relação a gosto, textura e tudo mais, parti minha busca para uma receita boa de bolo de fubá, sem nenhuma referência. Acabei encontrando uma com leite de coco que me agradou, então fui lá fazer.

Fiz o bolo, ele ficou lindo, cheirando pela casa toda. Desenformei com cuidado, esperei esfriar numa gradinha e polvilhei com açúcar e canela. Cortei em quadradinhos e já coloquei uns 2 no meu prato. Peguei uma garfada grande, como boa devoradora de bolos que sou, e coloquei imediatamente na minha boca. Senti um gosto esquisito, meio amargo. Peguei mais uma, e estava lá o gosto. E mais uma, mais uma. Meu bolo tinha ficado amargo e eu não sabia o porque.

Pesquei do lixo a garrafa de leite de coco que tinha usado, pra verificar novamente a data de validade, e estava ok. Fui atrás da data de validade dos outros ingredientes e tudo ok. Nisso, minha mãe, que estava em casa nesse dia, pediu um pedaço de bolo, mas já fui logo dizendo que tinha ficado amargo. Ela provou e disse que realmente tinha ficado amargo. 

Fui toda frustrada para a frente do computador contar para o marido no msn que o bolo, da qual eu tinha grandes expectativas, tinha ficado uma caca. Ele me consolou, dizendo que depois eu tentaria de novo e daria certo. 

Dali alguns minutos, minha mãe me chama de lá da cozinha e me pergunta:

" - Por que você usou guaraná em pó para polvilhar o bolo ?"
" - Hein?"

Pois é, eu troquei a canela pelo guaraná em pó na hora de misturar com o açúcar para polvilhar o bolo. Eu tinha deixado o vidrinho em cima da pia, e no no fundo dele tinha uma etiqueta em baixo, onde estava escrito guaraná em pó, que nessa época o marido tomava todos os dias pra dar um gás. E eu, recém parida, totalmente lesada, nem me toquei da troca.

Depois disso, fiz outros bolos de fubá usando outras receitas. E como o marido pediu um bolo de fubá recentemente, lembrei desse aí, e achei que seria perfeito para mais uma tarde de chuva. Mas dessa vez, usei canela em pó.

O bolo fica meio denso, do jeito que eu gosto. E fica prático na hora de mandar para o lanche das crianças na escola, já que eles podem pegar a fatia na mão, sem ela ficar esfarelando muito.


Bolo de fubá com leite de coco

Ingredientes:
4 ovos em temperatura ambiente, clara e gema separadas.
1 xícara - 190g - de açúcar
1/3 de xícara + 1 colher (sopa) - 55g - de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara - 220g - de fubá
1/2 colher (chá) de fermento em pó
200ml de leite de coco
açúcar e canela para polvilhar

Preparo:
Começe pré-aquecendo o forno a 180°C. Unte uma forma com furo no meio com manteiga e polvilhe com farinha de trigo e reserve.

Peneire o fubá, a farinha de trigo e o fermente e reserve.

Na batedeira, bata as claras em neve e em seguida junte o açúcar e as gemas. Acrescente a mistura de fubá e farinha, seguida do leite de coco, batendo lentamente. 

Coloque na forma, e leve ao forno até assar.

Depois de assado, retire do forno e espere esfriar uns 10 minutos dentro da forma. Em seguida transfira para uma grade até esfriar. Polvilhe com açúcar e canela e sirva. 


PS: Sempre que for fazer algum bolo, retire os ovos da geladeira e use-os em temperatura ambiente. Nessas condições os ovos conseguirão atingir o máximo de volume na hora de bate-los. Se por acaso esquecer de retirar os ovos antes, é só deixá-los submersos em água morninha por uns 15 minutos. 



Um comentário:

Ju disse...

Reeeeeeeeee

O bolo ficou lindo.......deu uma vontadeeee!

Agora a história foi engraçadíssima!!!!!!!! Eu ameiiii!! Poutz.....pó de guaraná! rsrs.......

pior foi o Douglas que salpicou coco ralado no macarrão! huahuauh

bjão Reee

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...