quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

salada de couve-flor, banana e caqui


Essa é a primeira vez que aparece salada no blog. E na verdade, eu como bastante salada até, mas normalmente é um lance meio "variações sob um mesmo tema", para que meus filhos possam comer também. Joaquim aos poucos tem comido alface romana precoce, e tem sido uma vitória para mim.  Arnaldo adora alface, gosta de couve e de agrião e rúcula precoces também.

Eu servi essa salada com um peixe grelhado, e Arnaldo gostou, comeu pouco do peixe e comeu mais da salada. Joaquim, comeu todo o peixe e repetiu, mas da salada, comeu apenas uns pedaços de banana que ele cuidadosamente caçou do prato. Dá pra sentir como os dois tem gostos diferentes, né? E eu continuarei tentando fazer com que eles morram de amores por salada, às vezes com um pouco de sorte, e outras nem tanto.

Salada de couve-flor, banana e caqui

INGREDIENTES:
300g de couve-flor (era o que tinha na bandejinha que eu comprei)
2 bananas maduras
3 caquis rama forte, sem a casca e cortado em pedaços mais grossos
suco de meio limão siciliano 
1 ou 2 colheres de sopa de azeite 
um punhado de amêndoas picadas ou castanha de caju (uns 40-60g)
1 colher de chá de sementes de cominho
folhas de tomilho
pimenta-do-reino
ciboulette e galhos de tomilho para decoração

PREPARO:
Leve uma panela com água e sal para ferver. Corte a couve flor em pequenos floretes e coloque na panela para uma fervura rápida, durante poucos minutos. Escorra imediatamente numa panela e esfrie sob água corrente e deixe secar totalmente.

Toste levemente as amêndoas ou castanha de caju junto com as sementes de cominho e as folhas de tomilho, numa frigideira pequena. Retire da frigideira e reserve até esfriar.

Fatie as bananas e coloque em uma tigela grande. Em seguida, adicione o suco de meio limão e misture bem. Junte a couve flor, as sementes e amêndoas tostadas (reserve um pouquinho para decoração) e o azeite e mexa cuidadosamente. Adicione os pedaços de caqui, mexa com bastante cuidado e cubra a tigela com filme plástico. Deixe marinando por 15-30 minutos, e sirva em seguida, com a ciboulette, os galhos de tomilho e um pouco de pimenta-do-reino, moída na hora.

Um comentário:

Pérola disse...

Rê, adorei a receita. Sempre fico perdida com a couve-flor. E adoro saladinhas que misturam com frutas. Vou fazer com certeza! Beijão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...