quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

empadinha de palmito com catupiry


Antes de começar esse post, preciso contar algumas coisas que vocês precisam saber sobre mim: eu não sei afiar facas (direito), não assisti Caverna do Dragão nem De Volta para o Futuro (nem Goonies, nem Indiana Jones, nem Jurassic Park, nem Top Gun, nem muitos outros), sou lerda para ver as horas num relógio de ponteiro e não gosto de empadinha.

Não sei como começou, mas quando me dei conta, eu já não gostava de delas. No bairro onde eu morava, antes de me mudar para onde estou agora, tinha um Rancho da Empada e um Empada Brasil, lugares bem conhecidos e com ótimas críticas. Fui várias vezes nesses lugares, mas nunca pedia empada, só pedia uma mordida da empada do marido, de vez em quando, apenas para me certificar de que eu realmente ainda não gostava delas.

Mas ao contrário de mim, meu filho mais velho ama empadinhas. E ele vivia pedindo pra eu fazer, só que eu acabava sempre enrolando, por um motivo ou por outro. Como eu poderia fazer as melhores empadinhas de palmito pra ele, se eu não gosto de empadas e não tenho referências de uma empada de palmito incrível?


E foi aí que no Ano Novo de 2010, eu decidi fazer as tais empadas pra ele. Já tinha tido muitas comilanças e muitos dias na cozinha no Natal e como no Ano Novo seria apenas nós quatro daqui de casa e a minha mãe, achei que empadinhas seria uma ótima idéia de beliscos.

Pensando em que massa fazer e olhando alguns livros, revistas e sites, lembrei de uma agenda muita velha que eu tenho, onde tenho algumas receitas e idéias anotadas. E nessa agenda tinha uma receita de massa de empada. Eu não sei de onde, nem quando e nem porque eu anotei essa receita, mas se ela estava escrita no meio de anotações de alguém que não gosta de empada, alguma coisa boa deveria ter. Então, fiz essa massa, o recheio de palmito eu fiz do jeito que eu achei que poderia ficar delícia e no final das contas, acabei gostando das empadas! Não é algo que eu fico salivando e com vontade de comer, mas ficou super comível!

Empadinha de palmito com catupiry
rendimento: 30 empadinhas pequenas e bem recheadas

INGREDIENTES:
massa:
500g de farinha de trigo
250g de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubinhos
2 ovos
1 gema
1 colher de chá de sal
água gelada, se necessário

recheio:
250ml de leite integral
1 colher de sopa de manteiga
1 1/2 colher de sopa de farinha de trigo
1 folha pequena de louro, 1 cravo e 1/4 de cebola e noz moscada ralada na hora, para aromatizar o leite
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola bem picadinha
1 dente de alho bem picadinho
3 tomates maduros concassé*, picados
1 vidro de palmito (mais ou menos 300g, drenado)
200g de Catupiry (catupiry de verdade, nada de requeijão cremoso ou queijo tipo catupiry)
um punhado de salsinha picada
sal e pimenta-do-reino

1 gema, 1/2 colher de sopa de azeite e uma micro pitada de açúcar e de sal, para pincelar

PREPARO:
massa:
Na tigela da batedeira, coloque a farinha, a manteiga gelada em cubinhos e o sal. Usando a pá, bata a mistura na velocidade mais baixa, até virar uma farofa. Se não tiver a batedeira, misture delicadamente usando as pontas dos dedos. Bata os ovos junto com a gema e acrescente na farofa. Continue batendo, até virar uma bola. Se necessário, acrescente um pouco de água gelada para dar liga.

recheio:
Coloque o leite numa panela, espere chegar à fervura, desligue o fogo e coloque a folha de louro, o cravo, a cebola e um pouquinho de noz moscada ralada. Tampe a panela, e deixe repousando por 30 minutos, para aromatizar o leite. Depois desse tempo, coe o leite e descarte os temperos.

Corte o palmito em cubinhos. Numa panela pequena, derreta a manteiga e em seguida coloque a farinha. Mexa até virar um creminho. Aos poucos, vá acrescentando o leite já aromatizado e morno, mexendo vigorosamente até o leite incorporar-se totalmente. Continue mexendo até o creme engrossar. Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve. Isso é um molho béchamel!

Numa outra panela, em fogo médio, coloque o azeite e refogue a cebola até ficar bem macia, mas sem ganhar cor. Junte o alho, mexa por alguns segundos. Aumente o fogo e em seguida coloque o tomate concassé e o palmito. Refogue por uns 4-5 minutos e em seguida, coloque o béchamel e o catupiry. Mexa somente até ficar bem homogêneo, desligue o fogo e acrescente a salsinha picada. Espere esfriar totalmente antes de rechear as empadas.

montagem:
Pegue um pedaço de massa e vá abrindo com os dedos até cobrir toda a forminha. Coloque uma colherada do recheio já frio, preenchendo toda sua cavidade. Pegue mais um pedaço de massa, abra com um rolo e corte um círculo de massa, usando um cortador redondo. Cubra a forminha com o círculo de massa, e modele até ficar bem fechada. Se desejar, corte um pedaço pequeno de massa para fazer um desenho bonito no topo.

Misture as gemas com o azeite e as micro pitadas de sal e açúcar, e pincele as empadas. Leve-as ao forno ao forno pré-aquecido 180ºC, sob uma assadeira retangular grande e retire-as quando estiverem douradas na superfície.


*para fazer os tomates concassé, coloque água para ferver numa panela grande. Faça um X na bundinha do tomate e os coloque-os na água fervente por alguns segundos, até a pele dos tomates começarem a rachar. Retire-os da panela e coloque-os diretamente sobre uma tigela com gelo, ou leve para debaixo da torneira. Em seguida, retire a pele dos tomates, corte-os ao meio e retire as sementes.

9 comentários:

Luciana Betenson disse...

Hummmm... ficou maravilhosa! Super recheada. Qualquer dias me aventuro. Será que eu tenho coordenação pra tanto? Bjs

Renata disse...

Parece difícil, mas nem é, a massa fica super fácil de trabalhar! :D

Maria disse...

Como assim não gosta de empadinha??! Eu amo! E as suas estão lindas! Vou experimentar a massa na primeira oportunidade.
Beijo!

Patricia Scarpin disse...

Pode mandar a sua parte das empadas pra cá, Rê. :D

Lindas!

Ah, Caverna do Dragão é o melhor desenho animado ever.

Diego Barreto disse...

Afiar faca é dificil, fazer uma boa empadinha também. As suas estão me parecendo ótimas. E eu gostou POU-CO de empadinha né?!

comida diversão e arte disse...

eu amo empadinhaas, so n gosto qnd tem azeitona
acho q a de carne seca com catupiry eh minha predileta!!

Saam! disse...

Olá Renata!!
Conheci seu blog super por acaso, mas devo dizer que já estou adorando!
Também sou formada em Gastronomia. Onde estudou?

Parabéns pelo blog, e pelas empadinhas, assim como a Pat disse, pode mandar a sua parte das empadinhas para cá també, estou aceitando super de boa hein, haha

Ah, estou seguindo seu blog ;)

beijos

Renata disse...

saam e pat, mando facilmente as empadas para vocês, em troca de um docinho. ;)

Unknown disse...

porque a massa da empada encolhe na hora de colocar nas forminhas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...