quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

torrone


Não sei quando comi torrone pela primeira vez, mas tenho certeza que meus olhos brilharam. E desde a primeira mordida, eu tenho um caso de amor por ele. Tão grande, que eu até já comi torrone com cárie no dente.

Inclusive, teve uma época, há vários anos atrás, onde eu comprava um torrone quase que toda vez que ia ao supermercado. Mas como eu cresci e tomei juízo, eu não faço mais isso.

Mas há pouco tempo, eu comprei uma barrinha de torrone, mas não gostei muito. Estava duro demais, e não macio como os que eu costumava comprar antigamente e o sabor não muito bom também, meio sem gosto. Não sei se foi a fórmula que mudou, ou se por algum acaso, o problema foi na hora do armazanamento no mercado, ou algo assim.

Daí decidi fazer meu próprio torrone, já que estava aguada pelo docinho. Tudo começou numa ida a Santa Rosa, pra renovar o estoque de castanhas, porque já estava tudo meio que quase acabando e o bolso grita quando se compra esse tipo de coisa em supermercado.

Também aproveitei, e deixei os meninos (que estudam de manhã, mas ficam um dia por semana no período integral) na escola o dia todo.

Eu já tinha escolhido a receita que usaria, uma de torrone de chocolate, então peguei o livro e sentei no sofá pra dar mais uma lida na receita, antes de começa-la. Só que eu desisti de fazer a receita, porque me deu uma vontade repentina de fazer o torrone sem chocolate. Então, fui caçar mais alguma outra receita em outros livros.


Das que me chamaram atenção, uma delas levava manteiga de cacau, e a outra liquor de chocolate. Não LICOR de chocolate, liquor, chocolate puro em forma líquida. Eu nunca nem vi isso pra vender. E também não sairia de casa só pra comprar manteiga de cacau.

Daí fui procurar alguma receita na internet, e meu coração bateu mais forte logo na primeira receita que o google retornou. Levava água de flor de laranjeira, extrato de baunilha e de amêndoas, além de pistaches, avelãs e amêndoas. Eu resolvi diminuir a quantidade de avelãs, e acrescentei cascas de laranja cristalizadas, feitas em casa.

Separei todos os ingredientes para o preparo. Enquando a calda esquentava, fui forrar a minha forma com o papel de arroz. Procura dali, procura daqui e NADA de encontrar. Daí a cabeça de pastel de vento lembrou que passou numa loja pra comprar papel de arroz, mas comprou tudo que não precisava. E esqueceu do papel de arroz.


Na receita dizia que se caso não tivesse papel de arroz, poderia cobrir uma assadeira com papel manteiga e untá-lo com óleo. Fiz isso, mas cobri o papel com uma camada generosa de açúcar impálpavel, da mesma forma que se faz marshmallow, pra não ter risco do negócio grudar.

Fiz todos os passos, seguindo exatamente como dizia no site. Mas como eu sou muito pouco descordenada, fui derrubando calda de açúcar pela pia, pelo fogão, na bancada, no gato que estava dormindo no chão da cozinha.

Assim que o torrone fica pronto, acrescenta-se as castanhas. E aí entra a parte do exercício pra ficar com o braço da igual da Madonna, porque o troço é ultra pesado e difícil de mexer.


Mas depois de muito suor e muito trabalho estabanado, consegui colocar o torrone na assadeira que eu já havia preparado. Como eu não tinha o papel de arroz, resolvi polvilhar mais açúcar impalpável, e fui ajeitando o doce com a mão mesmo, apertando dali, apertando daqui, alisando o máximo que eu conseguisse. Daí me lembrei de um rolinho pequeno, que é exatamente do tamanho da assadeira eu usei, e terminei de alisar, usando-o.

Depois de ter respirado aliviada por ter conseguido modelar o torrone na assadeira, deixei o lindo em cima da bancada e resolvi provar os restos de torrone grudado no bowl da batedeira. Provei. Nem eu acreditava que ficaria tão bom. É daqueles doces de ir chorar no cantinho, de tanta emoção.

Em seguida, olhei pra pia. Olhei pro fogão. Olhei para batedeira, olhei pro gato. Tudo com restinhos de torrone ou calda grudados. E lá fui eu pra pia, desgrudar minha cozinha inteira. E desgrudar o gato.

Você deve esperar o torrone secar de um dia para o outro. No dia seguinte, com uma faca grande e besuntada com óleo, corte o torrone como desejar. Eu cortei em barrinhas, de aproximadamente 9x3cm. Nesse tamanho, renderam 24 barrinhas.

O torrone não é difícil de fazer, é só um pouco trabalhoso. Tem que ser feito numa batedeira pesada, que aguente o tranco. E não pode tirar o olho da calda de jeito nenhum, porque é mole mole queimar. Tem que fazer igual a Palmirinha fala, não pode largar a cozinha pra atender a campanhia, nem o telefone. Se você gosta de torrone, aposto que esse vai ser um dos melhores que você já comeu. Palavra de quem já comeu torrone até com cárie no dente.

Torrone (nougat)
só um tiquinho adaptado daqui


INGREDIENTES:
80g de amêndoas inteiras, sem pele
80g de pistaches
40g de avelãs (usei com a pele mesmo)
40g de cascas de laranja cristalizadas
400g de açúcar cristal ôrganico
340g de glucose de milho clara
160g de mel de boa qualidade
60ml de água
2 claras em temperatura ambiente
1/4 de colher de chá de sal
2 colheres de sopa de extrato natural de baunilha
1/4 de colher de chá de extrato natural de amêndoas
1 colher de chá de água de flor de laranjeira
50g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
papel de arroz*

PREPARO:
Comece tostando as amêndoas e as avelãs no forno pré-aquecido 180oC, por mais ou menos 10 minutos. Enquanto isso, cubra uma assadeira com 22x33cm (usei uma quadrada de 25cm) com papel de arroz. Se não encontrar, pincele o fundo da assadeira com um pouco de óleo, coloque o papel manteiga e unte-o bem com o óleo e em seguida, cubra com uma camada de açúcar impalpável. Reserve.

Junte a água de flor de laranjeira, a baunilha e o extrato de amêndoas num potinho e reserve.

Coloque o açúcar, a glucose, o mel e a água numa panela de fundo grosso e leve ao fogo médio, mexendo com uma colher até o açúcar se dissolver.

Coloque o termômetro e pare de mexer e espere até o termômetro atingir 122oC (252oF).

Quando estiver próximo de atingir os 122oC, bata as claras em neve na batedeira. Se as claras estiverem em neve antes da calda ter atingido a temperatura adequada, desligue a batedeira.

Assim que a calda atingir os 122oC, com MUITO cuidado, retire 1/4 de calda, mantendo o restante da calda no fogo. Despeje lentamente a calda nas claras, num fio continuo e em velocidade alta. Bata por aproximadamente 5 minutos ou até formar picos firmes.

Enquanto as claras batem, espere a calda que ficou no fogo atingir 157oC (315oF). Assim que alcançar essa temperatura, desligue o fogo e retire rapidamente, porque nesse ponto, é fácil perder o ponto da calda e ela queimar.

Com MUITO cuidado, despeje o restante da calda nas claras, também de forma lenta e num fio contínuo. Bata por mais 5 minutos, ou até ficar firme.

Desligue a batedeira, acrescente a água de flor de laranjeira, a baunilha, o extrato de amêndoas, a manteiga e o sal. Ligue a batedeira novamentente, em velocidade baixa, e em seguida aumente para a velocidade alta e deixe mais uns 5 minutos, até quando você levantar o batetor, formar uma fita espessa.

Desligue a batedeira e acrescente rapidamente as castanhas e as cascas de laranja, mexendo o mais rápido e o mais forte que conseguir.

Despeje o torrone na assadeira reservada. Cubra o torrone com mais uma camada de áçúcar impálpavel e com as mãos, vá espalhando o torrone de forma a cobrir toda a assadeira. Se tiver um rolinho pequeno, ele pode ajudar a alisar a massa.

Deixe o torrone secando de um dia para o outro antes de cortá-lo.

No dia seguinte, retire o torrone da assadeira, com o auxílio do papel manteiga, e unte uma faca com óleo. Corte o torrone no tamanho desejado, e vá untando a faca com o óleo, quando começar a grudar.

Embrulhe os pedaços de torrone individualmente usando papel alumínio ou papel manteiga, para não grudar uns nos outros, e guarde em um pote hermético, por até uma semana.

2 comentários:

Flavia Pantoja disse...

Ficou lindo teu torrone! Eu refiz meu estoque de frutas secas hoje tambem! Vou atacar bolos de Natal...Aho que vou fazer uma versao de chocolate e a outra bem "classica"; vamos ver no que dá!! Um bj e bom final de semana!

Ju disse...

ahhhhhhh Reee! torrone lembra minha infância!!!!!!! Ficou lindo o seu!!! Faz um pra miiiiiiiiiiimmmmmm???

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...