quarta-feira, 10 de março de 2010

sorvete de maçã verde e manjericão


Uma das melhores compras que eu já fiz, foi a minha sorveteira. Já tenho ela há algum tempo, e com certeza foi ela que me proporcionou os melhores sorvetes que eu já tomei. Inclusive, o marido que detesta chocolate amargo, experimentou um que eu fiz com o dito cujo e disse que "dava para tomar", e se fartou com duas cumbuquinhas. Acredite, se ele disse que "dava para tomar" é porque realmente o sorvete estava ótimo.

Mas o sorvete do post de hoje não é o de chocolate, mas sim um de maçã verde com manjericão. E tá na lista de um dos sorvetes mais refrescantes que eu já tomei.

Quando fui fazer esse sorvete pela primeira vez, estava muito empolgada, queria experimentar a combinação da maçã e do manjericão e queria muito tomar um sorvete super refrescante, porque o calor naqueles últimos dias estava infernal. Vou lá, pico a maçã, cozinho, vou até a horta cortar manjericão fresquinho, e separo os outros ingredientes. Bati a massa no liquidificador e imediatamente iria transferir para um pote, onde iria ficar descansado lindamente até o dia seguinte, pra poder ficar bem gelado e enfim colocá-lo na sorveteira, pra depois ter meu momento de refrescância. Iria. Na hora em que eu estava colocando o sorvete no pote, eu, a pessoa menos desastrada do mundo (NOT) deixou o pote cair dentro da pia, e aos poucos todo aquele creminho verde, foi se juntando com uns restos de espuma de sabão e de cascas de maçã, que estavam na pia. 

Depois de chorar, aquele restinho mínimo que sobrou no pote foi direto para o freezer, para mais tarde eu experimentar. Tentei fazer outro, mas as maçãs que eu tinha usado eram as últimas e não ia ter como sair de casa, porque o Joaquim já estava dormindo. 

No dia seguinte, deixei os meninos na escola logo cedo, passei no mercado, comprei mais maçãs e fiz o sorvete. E finalmente pude ter meu sorvete refrescante.

Sorvete de maçã verde e manjericão

Ingredientes:
400g de maça verde (inteiras)
100ml de suco de maçã (usei de caixinha, sem açúcar)
1 limão
1 maço de manjericão
2 colheres de sopa de pistache cru
125g de açúcar
100g de açúcar de confeiteiro
150g de creme de leite fresco
50g de ricota

Preparo: 
Descasque as maças, retirando o talo central e as sementes. Pique as em cubinhos e coloque numa panela  junto com o suco de maçã, e deixei ferver em fogo baixo por uns 2 ou 3 minutos, até você ver que ela começou a ficar macia. Apague o fogo e deixe ali esfriando.

Enquanto isso, lave e seque o manjericão.

Rale o limão, esprema-o e depois coe.

Bata as maçãs junto com o líquido do cozimento no liquidificador, junto com o suco de limão, as folhinhas de manjericão, 1 colher de sopa de pistaches e os dois tipos de açúcar, até obter um purê liso e líquido. Acrescente aos poucos as raspas de limão, o creme de leite e a ricota. Depois de batido, acrescente a colher de sopa restante de pistache, picados fininho. 

Coloque num pote (e não deixe ele cair dentro da pia) e leve à geladeira por no mínimo 6 horas, ou de um dia para o outro, para a mistura ficar bem gelada*.

Coloque a mistura na sorveteira e bata de acordo com as instruções do fabricante.

* Em dias de muito calor, eu coloco o sorvete por 30 minutos no freezer antes de levar à sorveteira, pra ficar bem geladão.

4 comentários:

Carol_Rodarte disse...

Estava procurando receitas de sorvete de maçã verde e achei super interessante a sua por ter manjericão (sao duas coisas que adoro.) Parece ser bem gostoso o resultado. So uma duvida, onde compra essa sorveteira?

Adore as receitas do blog

Abraços

Carol Rodarte

Ju disse...

Reeeeeeeeeeeeeeeee!!!

q vontade de chupar esse sorvetee, mesmo nesse frio!!!!

e eu achando q manjericão era só pra pizza marguerita! huauhahuahua

bjinhus

Jules disse...

Nossa que delicia! Peguei seu blog no Blog da Nana. Bjos

Renata disse...

a sorveteira você pode encontrar em várias lojas que tenham utilidades domésticas, como a fast shop ou doural, por exemplo. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...