segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

tartaletes de curd de abacaxi


Eu tinha uma lata de abacaxi em conserva totalmente perdida nas profundezas da minha despensa e resolvi usá-la para repetir uma receita de torta de curd de abacaxi que eu fiz em 2008. Mas em 2008 eu era muito organizada (haha) e anotava as receitas que eu criava ou adaptava em micro post-its e os deixava devidamente guardados em lugares tão secretos, que em questão de horas, os post-its sumiam para todo o sempre. Então, nada de repetir a receita de 2008.

Por isso, comecei uma nova receita do zero e no final, o curd deu muito certo. Com a única diferença que dessa vez, eu coloquei  suco de um limão pra dar aquele azedinho-boca-de-peixe que é sempre bem vindo.

Ah, e antes que eu me esqueça, preciso falar sobre a massa: a que eu escolhi para essa torta é uma das minhas preferidas de todos os tempos. Não é quebradiça, lembra mais um biscoitinho mesmo e abrindo corretamente, não encolhe quase nada.


Tartalets de curd de abacaxi
rendimento: 10 tortinhas com 8cm de diâmetro ou 1 torta com 28cm de diâmetro

INGREDIENTES:
massa (daqui)
250g de farinha de trigo
60g de açúcar de confeiteiro
160g de manteiga gelada, cortada em cubinhos
uma pitada de sal
1 ovo
1 gema
1/2 colher de chá de extrato de baunilha

recheio:
1 lata de abacaxi em calda (800g), escorrida (reserve a calda)
suco e raspas finas de 1 limão siciliano
150g de açúcar
5 gemas
30g de amido de milho
1 pitada de sal
30g de manteiga sem sal gelada, em cubinhos

cobertura de merengue (daqui)
5 claras
290g de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de chá de vinagre
1 colher de chá de cremor de tártaro

PREPARO:
massa:
Coloque a farinha, o açúcar e o sal na tigela da batedeira. Adicione a manteiga, e bata na velocidade mínima, usando a pá, até a mistura ficar com aspecto de farofa. Use um processador ou as pontas do dedos, se preferir.

Abra um vulcãozinho no meio da mistura, e adicione o ovo, a gema e o extrado de baunilha. Mexa com um garfo até a mistura se incorporar na farinha. Agora, usando sua mão, continue agregando os ingredientes.

Polvilhe a superfície de trabalho com farinha, despeje a massa e sove por alguns minutos até virar uma massa macia e homogênea. Estará pronta para abrir em seguida.

Usando um rolo, abra a massa e corte um círculo com um cortador redondo grande (10cm). Pegue o círculo de massa, e arrume sobre a forminha até cobrir o fundo e laterais. Repita o processo com o restante das forminhas e em seguida leve-as ao freezer por 30 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180ºC.

Depois de 30 minutos, retire as forminhas do freezer, cubra a superfície com papel alumínio e preencha as cavidades com feijões. Asse até as laterais ficarem douradas. Em seguida, retire do forno e tire o papel alumínio com os feijões. Leve as tortinhas por mais 5 minutos, para dourar levemente o fundo. Retire do forno e reserve até esfriarem.

recheio:
Usando um mixer de mão ou um liquidificador, bata as fatias de abacaxi (aproximadamente 300g). Verta o purê de abacaxi obtido em um copo medidor. Em seguida, adicione o suco e as raspas de limão. Complete com a calda de abacaxi, até obter 500ml. (precisei de 50ml de calda).

Numa panela de fundo grosso, coloque o purê de abacaxi, o açúcar, as gemas, o amido de milho e a pitada de sal. Mexa bem e leve ao fogo médio, mexendo constantemente até surgirem bolhas de fervura na superfície. Desligue o fogo, coloque a manteiga gelada, mexa por mais alguns minutos, coloque numa tigela e cubra a superfície do curd com plástico filme e reserve até esfriar. (faça alguns furos no plástico para deixar o vapor escapar). Assim que estiver frio, leve o curd à geladeira.

merengue:
Bata as claras até formarem picos leves e adicione o açúcar constantemente, aos poucos. Continue batendo até virar um merengue grosso e brilhante. Desligue a batedeira, coloque o extrato de baunilha, o vinagre e o cremor de tártaro e incorpore com uma colher.

montagem:
Pré aqueça o forno a 180ºC . Preencha a cavidade das tortinhas com o recheio já frio e cubra com o merengue. Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos. Sirva em seguida.

5 comentários:

Andréa Potsch disse...

Super apetitosa e delicada sua tortinha!
bjs

Patricia Scarpin disse...

Rê, vc nem imagina o quanto eu amo abacaxi. Amor eterno, amor verdadeiro (ha!). :)
Lindas as tortinhas - e agora eu quero porque quero curd de abacaxi.

xx

Ligia disse...

Que lindas! Ando apaixonada por curds e achei ótima a ideia do abacaxi.

Anônimo disse...

Meu, essa massinha, heim Reanta...
Prometi pra mim mesmo que farei, rss.

Ju disse...

parece bommmmmmmmm hein!! adoro receitas com abacaxi... e esse merengue em cima tá chamativo viu? hummmmm

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...