quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

o bolo de chocolate de uma tarde de quarta-feira


Eu sei que eu estou devendo uma receita de panetone aqui no blog (e tá quase lá, só falta testar mais uma receita e pronto!), mas eu tive que vir aqui compartilhar essa receita de bolo de chocolate.

Estava lá eu, irritada e sem paciência numa terça-feira chuvosa. Eu tinha planos de ignorar completamente minha irritabilidade e ir pra cozinha preparar macarons. Mas um filho todo empelotado por causa de uma reação alérgica mudou meus planos, e em vez de macarons, tivemos uma tarde inteirinha no hospital.

Depois de medicado, ele ainda teve que ficar um tempo no hospital em observação. E foi nessa hora que eu esqueci dos macarons, e foi me dando uma vontade enorme de bolo de chocolate. E não podia ser qualquer bolo de chocolate. Tinha que ser o bolo de chocolate que a minha imaginação estava comendo.

Quando chegamos em casa, até comecei a procurar alguma receita nos livros, mas como eu tinha algumas outras coisas pra fazer, deixei o bolo de lado, até que acabei indo dormir, sem bolo mesmo.


No dia seguinte, a vontade do bolo da minha imaginação só tinha aumentado, e eu fui lá procurar alguma receita. Procurei em alguns livros, mas nenhum tinha o bolo da minha imaginação. Até que resolvi pedir ajuda pra Alice Medrich, porque eu sabia que ela teria alguma coisa. Dito e feito. Fui ao índice procurar e lá estava a receita piscando pra mim: "a light chocolate pound". Quando eu li esse nome, eu sabia que esse era o bolo da minha imaginação. E tive certeza absoluta quando li a receita.

Fui lá pra cozinha fazer o bolo, ainda antes do almoço. A massa era digna de apresentadora de programa de culinária falar "noooossa, mas que massa linda" e o cheiro de chocolate era incrível. Depois de frio, cortei uma fatia para experimentar, ainda antes do almoço. Era EXATAMENTE o bolo da minha imaginação. Sem mais nem menos.

Então, se você também estiver com vontade de comer um bolo de chocolate nessa tarde de chuva, faça essa receita. Garanto que vai ser o bolo de chocolate que você vai querer comer em todas as próximas tardes chuvosas que ainda virão.

Bolo de chocolate para tardes chuvosas (a ligth chocolate pound)
daqui

INGREDIENTES:
230g de açúcar
140g de farinha de trigo
45g de cacau em pó
3/8 de colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 de colher de chá de sal
50g de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo grande, gelado
2 claras grandes, geladas
1 e 1/4 colher de chá de café instantâneo
1 colher de chá de extrato de baunilha
125ml de leite integral gelado

PREPARO:
Pé-aqueça o forno à 180oC. Unte uma forma redonda com buraco no meio, com 23cm e reserve.

Na tigela da batedeira, junte o açúcar, o cacau, a farinha, o bicarbonato e o sal e misture os ingredientes secos com um fuet. Adicione o ovo, as claras e a manteiga. Ajuste um timer para 2 minutos e começe a bater, usando a pá da batedeira, em velocidade média. Quando os ingredientes começarem a ficar úmidos, mas não totalmente, aumente até a velocidade máxima e bata até terminar os 2 minutos.

Junte o leite, o extrato de baunilha e o café instantâneo na massa e misture com a mão, só para agregar os ingredientes. Bata em velocidade máxima por exatamente mais 2 minutos. Coloque a massa na assadeira,  espalhando uniformemente e leve ao forno pré-aquecido. Asse até que um palito de madeira inserido no centro do bolo saia limpo, aproximadamente 35/40 minutos. Tome cuidado para não assar demais.

Retire o bolo do forno, e coloque diretamente sob uma grade para esfriar, por 10 minutos. Depois, desenforme o bolo sob a grade e espere esfriar completamente. Polvilhe com açúcar de confeiteiro na hora de servir, se desejar.

Um comentário:

Pérola disse...

Lindo e apetitoso!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...