sexta-feira, 26 de novembro de 2010

fool de morangos. ou creminho de morango, como queira.



Eu sempre espero ansiosamente todos os anos pela época dos morangos. Mas esse ano, não sei porque, eu não dei lá muita bola pra eles. Achei alguns morangos orgânicos incríveis, outros nem tanto. Mas, entre as coisinhas que fiz com morangos, essa aqui foi a que eu mais gostei. E como ainda tem morangos orgânicos dando sopa nos mercados, resolvi postar essa receita porque ainda dá tempo de fazer!

Fool é uma sobremesa de origem inglesa, feita com um purêzinho de alguma fruta vermelha, açúcar e creme de leite, basicamente. Nenhum mistério, né? Justamente por ter tão poucos ingredientes, você terá que ir atrás do melhor morango (ou qualquer outra fruta vermelha) que conseguir achar, porque caso contrário seu fool vai ficar meio sem gracinha.


Fool de morangos
adaptado daqui

INGREDIENTES:
1kg de morangos bem maduros e vermelhinhos, cortados em quatro
Suco de meio limão siciliano
150g de açúcar (ou um pouco mais, ou um pouco menos)
1 1/2 colher de chá de gelatina em pó
250ml de creme de leite fresco
250g de iogurte natural integral

para servir:
150ml de creme de leite fresco
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
1/2 colher de chá de extrato de baunilha

PREPARO:
Leve uma panela de fundo grosso ao fogo alto. Quando estiver quente, coloque os morangos, o açúcar e o suco de limão e mexa constantemente, por aproximadamente 15 minutos. Retire do fogo, e bata no liquidificador ou com um mixer de mão diretamente na panela, mas tomando cuidado com os respingos.

Enquanto isso hidrate a gelatina com água, seguindo as orientações do fabricante, e em seguida coloque a gelatina no purê de morangos ainda quentinho. Cubra e leve a geladeira por aproximadamente 30 minutos, para firmar um pouco, mas não totalmente.

Retire o purê da  geladeira e bata o creme de leite fresco, até virar chantilly. Agregue o iogurte ao purê e em seguida, agregue o creme batido, mexendo delicadamente, e coloque em potinhos individuais, ou em uma tigela maior. Leve à geladeira por aproximadamente 6 horas, ou de um dia para o outro.

Na hora de servir, bata os 150ml de creme de leite fresco com o açúcar e o extrato, e sirva às colheradas em cima do fool.

6 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

ôba! agora posso ler seus posts pelo feed! :-)

beijo!

Renata disse...

aeee! :)

:***

Patricia Scarpin disse...

Esse creminho rosa tá lindo mesmo (vontade aqui...). :D

comida diversão e arte disse...

eu adoro morangos!!! trabalho perto do chaika e td ano tem o festival de morangos lá!
quero testar essa receita depois

Ju disse...

ótimaaaa sobremesa hein Re!!! humm....adoro coisinhas de morango!!! e o Naldinho? atacou?? rs

Anônimo disse...

Adorei a dica e o seu blog. Vou ler com mais atenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...