quinta-feira, 14 de outubro de 2010

muffins de baunilha e baunilha.



São muffins. E são de baunilha. E mata a minha gula por coisas com muita baunilha, além de serem ótimos para o café da manhã, pois não são muito doces. Além do mais, é uma opção boa para a lancheira das crianças. E este post é bem sem inspiração mesmo, porque ainda estou me recuperando do show da DMB no RJ, na semana passada!


Muffins de baunilha e baunilha
(só um pouquinho adaptado daqui)


Rendimento: de 14 a 16 muffins


INGREDIENTES:
Massa
150g de manteiga amolecida
300g de açúcar
1 fava de baunilha
2 ovos grandes
2 colheres de chá de extrato de baunilha
420g de farinha de trigo para bolos (retire 3 colheres de sopa de farinha de trigo e substitua por 3 colheres de sopa de amido de milho, se não tiver a farinha para bolos)
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
250ml de leite


Calda
100g de açúcar
125ml de água
2 colheres de sopa de glucose de milho
1 fava de baunilha


PREPARO:
Pré-aqueça o forno a 180°C e preencha uma forma de muffins com as forminhas de papel (usei uma com capacidade para 12 e outra com capacidade para 6).


Abra a fava de baunilha, no sentindo do comprimento, raspando as sementinhas com as costas da faca. Coloque na batedeira, junto com o açúcar e a manteiga, usando a pá. 


Acrescente os ovos, o extrato de baunilha, e bata até homogeneizar. Junte os ingredientes secos, e adicione o leite gradualmente. Certifique-se de que todos os ingredientes estão bem misturado.


Coloque as colheres de massa na forminha, e encha-as quase que por completo. Eu usei uma colher de sorvete, pra ajudar a ficar com o topo bem redondinho. Leve ao forno até estarem assados, fazendo o teste do palito.


Enquanto isso, abra a outra fava de baunilha, no sentido do comprimento e coloque numa panelinha, junto com o restante dos ingredientes da calda. Ferva por 5 minutos, e reserve até quase esfriar.


Assim que os muffins saírem do forno, pincele-os generosamente com a calda. Repita a operação.



3 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Que belezinha de muffins, Renata! Adorei a caldinha - tudo com fava de baunilha fica uma delícia, né? O cheiro nas pontas dos dedos, então... Hum!
:D

Renata disse...

eu tenho uma tabuinha só pra cortar favas de baunilha! e eu nunca lavo a tábua! e ela fica lá, toda cheirosa dentro do meu armário!

Ju disse...

Ai Re........ me deu água na boca!!! q vontade....Esses muffins parecem deliciosos... hummmm

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...