terça-feira, 21 de setembro de 2010

rosquinhas de gergelim (simit)



Pão pra mim é algo sério. Muito sério. Além de ser uma das coisas que eu mais gosto de comer, é uma das coisas que eu mais gosto de fazer. 

Há alguns anos atrás, eu tinha uma empregada cujo o filho caçula, já com seus 20 e pouquinhos anos, só comia pão com manteiga, em todas as refeições. Café da manhã (é claro), almoço e jantar. Uns três pães mais ou menos, por refeição. E tudo isso, porque quando criança teve uma forte anemia, e a mãe tacava fígado no moleque, dia e noite, como se não houvesse amanhã. Foi tanto fígado, que o pobre coitado ficou traumatizado pra sempre, e não conseguia mais comer nem um teco de carne, nem uma colher de arroz, muito menos um docinho qualquer. Só pão. E com manteiga.

Na minha época de fobias alimentares, eu tenho certeza que conseguiria tranquilamente viver só de pão. Não somente pão com manteiga, mas pão com uma carne ensopada bem molinha, pão com um bifão feito na manteiga e sal, pão com patê de atum.  E apesar de um pão-com-qualquer-coisa ainda ter um espaço grande no meu coração, hoje em dia gosto demais de comer de tudo e não conseguiria comer só pão pra sempre.

Essas rosquinhas de gergelim, chamadas simits, de origem turca, são vendidas nas ruas de lá, tipo o nosso cachorro-quente daqui, onde a cada esquina tem uma barraquinha. Existem basicamente dois modos de preparo de simit, um mais parecido com bagel, pocheado antes de ir ao forno, e a versão mais macia, com leite. 

Aqui a vai a receita com leite:

Simit
(adaptado daqui)

Rendimento: 6 rosquinhas


INGREDIENTES:
250g de farinha de trigo para pão
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de mahleb (opcional)*
1 colher de chá de fermento ativo seco
1 colher de sopa de açúcar
1 ovo, batido
35g de manteiga, derretida
100 ml de leite

1 ovo batido
80 g de gergelim, aproximadamente

PREPARO:
Misture a farinha, o sal, o fermento, o açúcar e o mahleb numa tigela grande. Adicione o ovo batido, a manteiga e o leite, e mexa com uma colher, para umedecer os ingredientes secos. Usando uma batedeira com com gancho, sove até virar uma massa macia e flexível (uns 10 minutos). Se não tiver a batedeira, sove na mão.

Forme uma bola com a massa e retorne para a tigela. Cubra com um pano de prato e deixe fermentando até dobrar de volume.

Afunde a massa com o punho, e sove brevemente. Divida a massa em 6 partes e modele cada pedaço num rolinho, de mais ou menos 40cm. Quanto mais longo o rolinho, mas bonito o simit vai ficar. Modele cada rolinho num anel, e role suavemente a junção das pontas, sobrepondo-as. 

Coloque o ovo batido num prato e o gergelim em outro. Passe cada rosquinha pelo ovo batido e imediatamente passe pelo gergelim, cobrindo o anel de gergelim por inteiro. Coloque-os numa assadeira untada e deixe-os crescer, cobertos com um pano de prato, até quase dobrarem de volume.

Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 225°C. 

Asse as roquinhas até ficarem bem douradas. Retire do forno e coloque-as numa grade para esfriarem.



*mahleb é uma especiaria extraída do caroço de uma cereja, típica da Turquia e do Oriente Médio. Tem um perfume muito gostoso, e é muito usada em baking. Tem um sabor forte, então só um pouquinho já é suficiente para perfumar e dar sabor. Use sempre moído. Dá pra comprar em alguns empórios turcos ou na bombay.

Um comentário:

Ju disse...

A Reee, seus dotes culinários e seu conhecimento sobre tudooo! Isso a torna tão especial! ... Me lembrou rosquinhas de amendoim da liberdade... saudades disso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...