quarta-feira, 29 de setembro de 2010

meca grelhada com creme de milho e baunilha.



Apesar de adorar tranqueiras de cozinha, reconheco que algumas delas são inúteis. Lembro de um episódio de "Life with Bonnie", com a Bonnie Hunt (que aliás, eu acho a cara da Anna Olson), uma série que passava há muito muito tempo atrás no canal Sony e era bem divertida, onde a Bonnie fazia o papel de apresentadora de um talk show local. Em um dos episódios, apareceu um cara malucão no talk show dela, que não parava de falar e de fazer sucos. Ele estava mostrando a "invenção" dele, que era o tal do juicer. A princípio aquilo me pareceu uma tremenda tranqueira sem utilidade, mas muito anos depois, quando aqui no Brasil estourou a moda dos juicers, comecei a achar que ter um troço daquele poderia ser interessante.

No ano retrasado, no finalzinho da época da uva isabel, eu estava lá na minha sogra, sentada no sofá da sala dela e pensando na uva isabel, morrendo de vontade de comer um cacho bem gorducho dela, e triste também, pq eu tinha ido ao mercado naquele mesmo dia, e não tinha mais nadica de uva isabel por lá. Achei que teria que esperar até a próxima temporada pra matar a minha vontade. Bem, vontando ao sofá, eu estava lá sentada pensando na uvinha e daí ouço, lá de longe, um carro passando na rua, anunciando uva isabel, tipo naquele esquema da pamonha:


"Uva isabel, uva pretinha, uma delícia!"


Só lembro de ter dado um pulo do sofá e sair correndo pra rua igual uma doida, com o braço levantado, agitando loucamente o dinheiro que estava na minha mão e gritando pro moço do carro: "eu quero, eu quero!". Comprei logo 5 caixinhas, pra matar a vontade.


Voltando pra casa da minha sogra com aquele monte de uva, olhei pro juicer dela e resolvi botar as uvinhas lá pra ver no que dava. Olha, só sei que aquele suco foi o melhor que eu tomei na vida. Eu tomei tanto suco, um atrás do outro, que rolou até um piriri depois. (abafa)


Tá. E o que esse post tem a ver com a uva isabel? Nada. É que foi a partir daquele dia que eu percebi que o juicer era uma traqueira legal. E no dia das mães desse ano, fomos almoçar lá na minha sogra e ela do nada me deu o juicer dela, pq ela não usava muito. Adorei o presente, e desde então, uso o tal do juicer consideravelmente.


Num belo dia, resolvi fazer um cural de milho, mas em vez de triturar os grãozinhos de milho no liquidificador, resolvi triturá-los diretamente no juicer. E o resultado final do cural ficou incrível, o melhor que já comi.


Usando essa mesma idéia do cural, fiz um creme de milho, diretamente no juicer. E ficou ótimo também, pintadinho com sementinhas de baunilha. Casou lindamente com a meca, que é meu peixe preferido. 




Meca grelhada com creme de milho e baunilha

Rendimento: 4 porções

INGREDIENTES:
4 postas gordinhas de meca
raspas finas de um limão siciliano, um tiquinho de vinho branco, azeite de oliva extra-virgem, folhas de manjericão, sal e pimenta-do-reino para marinar o peixe

10 a 12 espigas de milho, bem novinhas
3/4 xícara de leite integral
1 fava de baunilha, cortada ao meio com as sementinhas raspadas (ou 1/2 colher de extrato natural de baunilha. se tiver só essência na mão, omita)
sal e pimenta-do-reino

PREPARO:
Comece pela marinada. Misture todos os ingredientes da marinada com as postas de meca e reserve.

Usando uma faca bem afiada, debulhe o milho. Tem que render mais ou menos umas 9 ou 10 xícaras de grãozinhos de milho. Processe mais ou menos 3/4 da quantidade total no juicer (eu fiz esse processo três vezes) e reserve os grãos restantes. Coloque o bagaço que sobrar numa peneira fina ou numa fraldinha de pano (gosto de usar um cheesecloth pra isso) e aperte bem para extrair o máximo de suco possível.

Deve render mais ou menos 500ml.

Coloque numa panela os grãos e o suco de milho, o leite e as sementinhas de baunilha (se for extrato, use no final). Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver. Continue mexendo por mais alguns minutos até a mistura engrossar. Depois de engrossado, deixe mais alguns minutos até o milho estar cozido. 

Enquanto isso, aqueça bem uma frigideira de fundo grosso. Quando estiver bem quente, deite as postas de peixe na frigideira, com cuidado. Não mexa. Grelhe por alguns minutos, até dourar e imediatamente grelhe do outro lado. Eu gosto da meca bem dourada, com um fiozinho cru no meio, da mesma forma que se prepara atum.

Tempere o creme de milho com sal e pimenta e sirva imediantamente com o peixe.

2 comentários:

Ju disse...

hahahaha........ o suco deu piriri, Re? Vou fazer então!!! =D... curto uma limpeza interna! huahuaa.......amo uva também, diga-se de passagem!...Adoro peixe!!! mas nunca comi meca... :(

Anônimo disse...

Gostaria de uma opnião sua, porque será que quando eu extraio o suco do milho ns juicer ele não engrossa? Será que modifica o amido? Mas no seu caso parece que não tem esse problema, a minha juicer tem 230 watt de potência.
Obrigada, Elissa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...